Síndico Profissional | Dúvidas Frequentes – Ajuda - Síndico Profissional
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Dúvidas Frequentes – Ajuda

Área do Condômino - App

Você pode baixar no Google Play (Android) ou na AppStore (iOS), o aplicativo se chama “Área do Condômino” o seu e-mail para o uso deverá ser o cadastrado no condomínio.

Siga os passos: Clique em entrar com e-mail (NÃO selecione Facebook ou Google): Após isso digite seu e-mail e clique em “ENTRAR”.

Caso ainda não tenha cadastrado aparecerá “Primeiro Acesso” e dois campos para criação e confirmação de senha. Após criar e confirmar sua senha, clique em “CONFIRMAR” e depois aparecerá a mensagem “Parabéns, acabamos de enviar um e-mail de confirmação para: seu e-mail”.

Acesse em seu e-mail e confirme o cadastro, o assunto será “CONFIRME SEU EMAIL NO SITE DA ADMINISTRADORA” Enviado por Administração (caso não chegue, verifique seu spam e lixo eletrônico).

Ainda dentro do e-mail clique em “Clique Aqui” e aparecerá um site, seu cadastro está confirmado, basta retornar ao app e efetuar o login e pronto.

Caso peça para você selecionar o condomínio com mais de uma opção, selecione um por um até aceitar em um deles.

Poderá acessar toda área do condômino, fazer reservas de espaços, retirar boletos e ver comunicados. -Qualquer dúvida entre em contato com o SAC da sua cidade.

Área do Condômino - Site

Pelo nosso site, no canto superior direito próximo ao telefone da matriz está o acesso a “Área do Condômino”.

Seu e-mail deverá ser o mesmo cadastrado no condomínio (Não selecione Facebook e Google).

Digite seu e-mail e clique em “ENTRAR AGORA”.

Caso não tenha cadastro, pedirá para inserir novamente seu e-mail e aparecera o botão “CADASTRAR”.

Após, aparecerá o campo de criação de senha, digite uma senha e confirme clicando em “ENTRAR”.

Depois disso na sua tela vai aparecer a mensagem: E-mail cadastrado com sucesso.

Abra seu e-mail com as instruções para confirmação de seu cadastro, o assunto será “CONFIRME SEU EMAIL NO SITE ADMINISTRADORA” Enviado por Administração (caso não chegue, verifique seu spam ou lixo eletrônico).

Clique dentro do e-mail em “Clique Aqui” e pronto.

Agora você pode entrar com esse usuário e senha pelo aplicativo direto no seu celular ou pelo nosso site.

Reservas de Salão de Festas

As reservas do salão de festas ou espaço gourmet podem ser feitas diretamente pelo aplicativo “Área do condômino”, pelo site da ASíndico também clicando em “Área do condômino” e pela portaria de cada condomínio.

O valor depende de cada condomínio e regimento interno.

O Regimento interno está disponível dentro da área do condômino contendo as regras de uso e particularidades de cada condomínio.

Basta entrar em Reservas, escolher as datas disponíveis conforme a escala de cores e fazer sua reserva.

Cancelamento de Reservas

O Cancelamento da reserva é feito na própria portaria do condomínio, e pela área de atendimento e nosso site.

Observe as regras do cancelamento (tempo mínimo, valor de multa etc.) disponível dentro da “Área do condômino”.

Se a reserva já foi paga, o desconto vem no próximo boleto automaticamente (caso o regimento interno permita o cancelamento e o prazo do mesmo).

Para solicitar o cancelamento acesse: www.asindico.com.br/cancelamento

Comunicados

Os comunicados são enviados sempre por e-mail, mural e impressos.

Para ter acesso é necessário ter um e-mail cadastrado.

Procure a administração ou escritório ASíndico de sua cidade para cadastrar seu e-mail.

Pode ser pelo WhatsApp ou envie nome do condomínio, bloco (se houver) apto, e e-mail, para sac@asindico.com.br para o cadastro ser realizado.

Pagamento em Duplicidade

Caso tenha realizado algum pagamento em duplicidade do valor do condomínio o sistema realizará o estorno automaticamente no próximo mês.

Caso isso não aconteça é necessário enviar os dois boletos e os dois comprovantes para sac@asindico.com.br e aguardar o retorno.

Reclamação de Moradores

Tem um vizinho barulhento? É necessário o preenchimento de uma “Ocorrência” de próprio punho na portaria, ou abertura de atendimento pelo www.asindico.com.br/sac

Cadastre seu e-mail e uma senha.

Selecione o item ocorrência que vamos resolver.

Você pode anexar fotos e vídeos, e tente sempre detalhar o máximo possível, isso ajuda muito.

O envio de multa e advertência depende de cada regimento interno.

Pode solicitar o envio do formulário pelo WhatsApp do SAC de sua cidade.

Solicitações de Reparo

Nossa solicitação de reparo pode ser feita pelo WhatsApp do SAC de sua cidade e também pelo link: www.asindico.com.br/sac

Clique em “ATENDIMENTO”.

Caso não seja cadastrado clique para se cadastrar.

Preencha seu nome, telefone, e-mail e crie uma senha.

O nome do condomínio você preenche em toda solicitação que precisar.

Você será comunicado por e-mail sobre todo o andamento do chamado.

Reformas

ATENÇÃO, as reformas são exclusivamente internas, não é permitido alteração de cor, forma, janelas, da área comum e da fachada do prédio, mesmo que seja apenas do seu apartamento (código civil art 1336).

Norma ABNT 16.280 sobre obras em condomínios.

Para executar uma reforma dentro da unidade condominial, o proprietário/morador deve apresentar para o síndico um plano de reforma e uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), assinados, respectivamente, por um engenheiro ou arquiteto que deverá acompanhar a obra “Antes” do início da mesma.

Se for apenas pintura, e nada além de pintura, rede de proteção, sanca de gesso leve, dentro da unidade, não precisa de ART / RRT e nem de autorização do síndico.

Profissionais responsáveis: “ARQUITETOS” ou “ENGENHEIROS”, itens da reforma que necessitam de laudo. -Troca de Piso.

Reforma da Tubulação de Gás.

Reformas na parte elétrica. -Reformas Hidráulicas.

Instalação de ar-condicionado não previsto.

Cortar paredes é totalmente proibido.

Importante respeitar os horários permitidos para a reforma que geralmente é realizado em horário comercial.

Instalação de Ar Condicionado

A Instalação do ar-condicionado tipo “GAVETA” é permitida onde já possuí a caixa especifica para sua instalação, sendo proibido cortar paredes para instalar onde não tem.

A Instalação de ar-condicionado tipo “SPLIT” já prevista em projeto, deve seguir as recomendações do manual e termo de instalação de ar-condicionado Split disponível na portaria ou no escritório da ASíndico da sua cidade.

A Instalação de ar-condicionado tipo “SPLIT” não previsto, necessita de aprovação em assembleia geral por se tratar de alteração de fachada (Código civil art. 1336) e também necessita de laudo de engenheiro autorizando sua liberação, conforme ABNT 16.280.

Caso no seu condomínio o laudo já exista é só seguir fielmente a instalação conforme descriminado nele.

O laudo fica disponível nas portarias e no aplicativo área do condômino.

Instalação em Portas e Janelas

É permitido a instalação de:

Chave Tetra.

Olho Mágico.

Telas de proteção nas janelas.

Telas mosqueteiras nas janelas.

Portas de Entrada e Janelas

Precisamos entender que tudo o que é a fachada do condomínio como;

Corredores, portas de entrada das unidades, janelas, garagens, etc.

Tudo isso é protegido a alteração pelo código civil art. 1336 (Alteração de fachada).

Você pode trocar a porta do seu apto por uma da mesma cor, o material pode ser mais reforçado, porém a cor e os aspectos precisam ser os mesmos.

As janelas da unidade não podem ser trocadas, tem que respeitar cor, modelo e tamanho.

Mudanças

ATENÇÃO

Informe-se sobre o horário de mudança permitido (normalmente é de segunda a sexta em horário comercial) mas há possibilidades de variar pelas particularidades de cada condomínio.

Informe-se sobre o tipo de veículo permitido e a entrada dele no condomínio.

Essas informações você consegue na portaria do seu condomínio ou através do atendimento SAC da sua cidade (telefone e WhatsApp).

Para autorização de mudanças acesse: www.asindico.com.br/sac e clique no botão “Autorização de Mudança”.

Caso não tenha cadastro, crie seu login com usuário e senha, é só preencha todos os dados, coloque o dia e horário da mudança no campo mensagem.

A liberação chega por e-mail.

Para liberação no mesmo dia, realize esse procedimento pela guarita/portaria de seu condomínio.

Segunda via de Boleto

Para solicitar a segunda via do boleto você pode baixar direto pelo app “Área do Condômino” e pelo nosso site clicando em “Área do condômino” no canto superior do lado direito da tela (próximo ao telefone da matriz).

Também é possível solicitar por e-mail em sac@asindico.com.br ,via fone do SAC de sua cidade e até pelo WhatsApp.

Pela área do condômino, você consegue alterar o vencimento para a data que achar necessário e para pagar em cartão de crédito.

Problemas com Interfone

Caso o condomínio esteja na garantia é necessário abrir um chamado diretamente na construtora.

Se o seu modelo de interfone é parecido com um telefone fixo, retire os fios, verifique mal contato, verifique os botões para ele não tocar.

Avise na portaria ou solicite um reparo diretamente no nossos site: www.asindico.com.br/sac clicando em “ATENDIMENTO”, ou pelo telefone e WhatsApp do SAC da sua cidade.

Condomínio Atrasado

Suas dívidas de condomínio podem ser negociadas.

Não espere o oficial de justiça bater na sua porta.

Você pode entrar em contato diretamente pelo telefone, WhatsApp ou solicitar um acordo via internet: www.asindico.com.br/sac e clique em “Negociação de dívidas” e preencha os dados e aguarde um contato, ou também: www.asindico.com.br/acordos

Por telefone você pode ligar para: (17) 3325-6786 (Escolha opção 3).

E por WhatsApp: (17) 98164-3504

As condições de parcelamento variam de acordo com o condomínio.

Circulação de Animais

As regras internas sobre a circulação dependem de cada condomínio.

Alguns tem proibição de circulação na área comum e elevador social.

Outros não tem proibição de circulação na área comum, para maiores dúvidas consulte o regimento interno e/ou manual de boas vindas.

A Regra padrão é recolher sempre as fezes dos seus animais, e não deixar urinar em locais de passagens, escadas, área comum em geral.

Sujeito a MULTA.

Funcionários

Quando for tirar dúvida ou reclamar para/ou algum funcionário sobre algo, primeiro lembre-se de que ele está ali trabalhando, e deve ser tratado com respeito acima de tudo.

Sempre tenha calma para explicar o seu problema/dúvida.

Explicar detalhadamente ajuda ambas as partes entender o problema.

Caso tenha algum problema com os colaboradores do condomínio você pode reclamar diretamente pelo telefone ou WhatsApp do SAC da sua cidade, ou criar uma “Reclamação” em: www.asindico.com.br/sac e clique em “ATENDIMENTO” (Precisa ter cadastro).

Abra a solicitação como “RECLAMAÇÃO”, e relate o fato com detalhes com dia e horário.

Despesas

Despesas ordinárias: (inquilinos também pagam)

Salários.

Consumo de água, gás e luz.

Limpeza, conservação e pintura das dependências de uso comum.

Manutenção e conservação dos equipamentos hidráulicos, elétricos, mecânicos e de segurança de uso comum.

Manutenção e conservação de áreas de lazer, como quadras esportivas.

Manutenção e conservação de elevadores, porteiro eletrônico e antenas coletiva.

 

Despesas extraordinárias: (inquilino não paga)

Modificações que visem à valorização do edifício.

Obras destinadas a repor as condições de habitabilidade do edifício.

Constituição do fundo de reserva.

Compra de mobília e decoração para as áreas comuns.

Construção de churrasqueira, piscina e quadra poliesportiva.

Instalação de equipamento de segurança e de incêndio, de telefonia, de intercomunicação, esporte e lazer.

Pintura da fachada, quando destinada ao embelezamento.

Para reembolso o inquilino deverá procurar a imobiliária ou o proprietário do imóvel.

Sinistro e Seguro

O Seguro obrigatório da edificação contempla:

Desmoronamento, destelhamento, inundação, furto/roubo de veículos, colisão de portão com veículos.

Para solicitação do seguro é necessário:

1- Ocorrência de próprio punho.

2- Boletim de ocorrência.

3- Entrega de três orçamentos.

Os documentos deverão ser enviados para o escritório ASíndico de sua cidade.

No caso de roubo/colisão/incêndio, os veículos precisam estar cadastrados de alguma forma.

Troca de Proprietário

Para efetuar a troca de proprietário do imóvel é necessário enviar alguns documentos:

1- Certidão de matrícula atualizada retirada no cartório.

2- Documentos pessoais do novo proprietário como CNH, CPF e RG.

3- Telefone e e-mail para contato.

Toda essa documentação deverá ser enviada para sac@asindico.com.br ou entregue pessoalmente no escritório ASíndico de sua cidade.

Troca de Titularidade do Boleto

O boleto é obrigatoriamente feito em nome do proprietário do imóvel não podendo alterar.

Apenas no caso de compra-venda registrado em cartório com alteração da certidão do imóvel constando o novo proprietário é feito a troca.

As dívidas de condomínio são da unidade e sempre do proprietário.

Garagens

Pela lei as garagens são destinadas a veículos automotores.

Sempre estacione na sua vaga e nunca acumule entulho nela, lixo, móveis, ou qualquer objeto sem ser um veículo.

Respeite os limites de demarcação, pare seu veículo sempre reto e evite reclamações.

Estacionar em vaga de outro morador, mesmo que de apartamento vazio acarretará em multa.

Enfeites na Área Comum

Nas escadas de incêndio não podem conter vasos de flores/plantas, latas de lixo, nada que obstrua a passagem.

Se o condomínio possui elevador e porta corta fogo, as mesmas devem ficar fechadas o tempo todo.

Caso o condomínio não possua elevador e apenas a escada, também é proibido colocar vasos, e qualquer objeto que obstrua a passagem.

Também não é permitido sem aprovação em assembleia, colocação de quadros, enfeites, vasos, em corredores e halls de entrada dos apartamentos.

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